Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
11 dicas incríveis para arrasar nas fotos de produtos

11 dicas incríveis para arrasar nas fotos de produtos

A internet se tornou uma vitrine com inúmeras possibilidades para quem produz e vende seus serviços e isso não é mais novidade para ninguém, certo? Mas você já parou para analisar a qualidade das imagens que tem postado na rede? No post de hoje, vamos falar sobre como tirar foto de produtos!

A fotografia é, com certeza, uma das principais portas de entrada para conquistar novos clientes. Se ela não consegue retratar a excelência do seu trabalho, o possível consumidor pode questionar a qualidade do seu produto. No setor da confeitaria e doceria, inclusive, a fotografia deve ser levada muito a sério, pois além da imagem, ela mexe com o desejo e o imaginário do observador.

Mas não se desespere: sabemos que muitas vezes o tempo é curto e os recursos também, e que muitas imagens são feitas por celulares. Pensando em lhe ajudar nessa missão, selecionamos as melhores dicas para arrasar nas fotos de seus produtos. Continue lendo e saiba mais!

1. Fique atento à luz

Sempre dê preferência para fotografar durante o dia, utilizando a luz natural. O uso do flash pode comprometer as cores do objeto fotografado e criar sombras que deixaram sua foto com um aspecto pouco profissional e escura.

2. Observe o ambiente

Antes de pensar em pegar a câmera ou o celular para fazer a foto, verifique como está a cena que será retratada. Ambientes desorganizados, sujos ou com objetos que não pertencem ao objetivo da fotografia desqualificam o trabalho de qualquer um.

3. Cuidado com o foco

Mantenha o enquadramento ajustado ao produto ou a característica que deseja destacar. Como o cliente não está vendo o produto ao vivo, mostre cada detalhe e não deixe dúvidas quanto à qualidade e beleza.

4. Fique atento ao seu posicionamento

Ao fotografar, observe a sua altura e a do objeto a ser fotografado. Fique em uma posição favorável ao produto — de preferência na mesma altura — para fotos de frente. Utilize fotos tiradas de cima para baixo apenas para mostrar detalhes da parte superior do objeto ou produto. Vale a pena testar várias posições para verificar qual foto consegue cumprir melhor o objetivo.

5. Priorize o fundo branco

Ao utilizar o fundo branco, é possível destacar somente o produto e evitar que o observador se distraia com outros elementos. Uma técnica muito usada é o “fundo ou curva infinito”, que tem como função não revelar o horizonte na parte de trás do produto. Para fotografar com essa técnica é fácil: basta pôr um pedaço de papel ou tecido branco atrás do produto e prendê-lo de forma que se crie uma ligeira curva.

6. Escolha o melhor tipo de câmera

São muitas as opções atualmente, com diversos modelos de smartphones e máquinas digitais, profissionais e semiprofissionais. É evidente que uma câmera oferece mais recursos que um celular, permitindo uma imagem com ainda mais qualidade, mas esse não é um investimento obrigatório no começo do seu negócio. Você pode ir criando ótimas fotografias com as ferramentas de um smartphone, utilizando as técnicas certas e os recursos do aparelho.

7. Explore ângulos diferentes

É importante postar fotos de diferentes ângulos do seu produto: de cima, de baixo, de lado, de frente, de costas, na diagonal e por aí vai. Assim, você mostra ao cliente maiores detalhes do seu trabalho e permite um contato mais “real” com o que está sendo oferecido. Tome cuidado apenas para manter as imagens realistas, mostrando o tamanho, a forma e a qualidade de cada item.

8. Utilize um tripé para ter estabilidade

Esse é um investimento que faz toda a diferença. Por mais firmeza que tenhamos, não é garantido que, sem um tripé, as fotos fiquem sem nenhum borrão ou não saiam “tremidas”. Então aposte nesse recurso para garantir a qualidade das suas imagens. Isso é ainda mais importante para produtos pequenos, como docinhos, que precisam ser fotografados bem de perto. É interessante, ainda, utilizar o recurso do timer, para não tremer nem ao apertar o botão.

9. Mostre o produto em seu ambiente natural

O fundo branco é importante e deve sim ser priorizado, mas para atrair ainda mais seus clientes é interessante também mostrar o produto em seu “uso natural”. No caso de roupas, por exemplo, é preciso mostrá-las no corpo. No caso de bolos e doces, você pode mostrá-los em uma mesa de aniversário decorada, uma mesa de casamento e por aí vai. O importante é dar uma ideia mais realista de como os itens vão ficar na prática.

10. Cuidado com a edição

Com as fotos tiradas, é hora de escolher as melhores e editar! É importante ter cuidado, porém, para manter tudo o mais próximo possível da realidade. Edite para retirar sombras e igualar o tamanho das fotografias, por exemplo, mas não utilize filtros. Existem vários programas de edição disponíveis por aí e você pode até contar com a ajuda de tutoriais para um trabalho ainda mais lindo.

11. Repita quantas vezes for necessário

Essa é uma das melhores dicas para fotografar seu trabalho. Como aqui ninguém ainda é um profissional da fotografia de produtos, precisamos testar e praticar muito. Somente assim faremos fotos cada vez mais encantadoras. Não deixe de fazer quantas tentativas precisar e explore os recursos da sua câmera ou celular. Com o tempo, você vai descobrir o que funciona melhor para seu trabalho.

Com essas dicas, você está pronto para criar belas fotografias e atrair clientes na internet. Como podemos ver, é possível improvisar e até montar um pequeno estúdio para o seu negócio! As fotos ajudam a destacar o seu trabalho em diferentes plataformas, como sites e redes sociais, então não perca tempo e comece a mostrar o que você faz por aí!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de como tirar foto de produtos. Se você está começando seus negócios no mundo dos doces, bolos e biscoitos, não deixe de conferir agora nosso post com tudo o que você deve saber para trabalhar com confeitaria.

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated