Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
Saiba a função de cada ingrediente do seu bolo

Saiba a função de cada ingrediente do seu bolo

Saber o que dá certo e o que dá errado em um bolo passa, principalmente, pelos ingredientes usados na receita. Por essa razão, é muito importante saber qual a função de cada ingrediente para conseguir avaliar o que pode ter acontecido com o seu bolo, tanto para comemorar o sucesso da produção, quanto para identificar onde está o erro.

Vale lembrar aqui, antes de falar sobre a funcionalidade, que a qualidade de cada ingrediente conta muito no resultado final da produção de um bolo. Algumas economias, que no início parecem vantajosas, acabam se revelando um grande prejuízo.

Vamos as funções dos principais ingredientes de um bolo:

Ovos: A principal função dos ovos é dar liga e firmeza a massa. Mas eles também ajudam a dar leveza com o uso das claras em neve, que deixa o bolo mais macio e fofinho.

Açúcar: Com uma grande variedade no mercado, esse ingrediente irá definir o sabor do bolo. Sua função na massa é interagir com a manteiga, ajudando na retenção de ar, e fazendo com que o bolo cresça dentro do forno. Por esse motivo muitas receitas indicam que o açúcar deve ser batido junto a manteiga.

 

 

Farinha de Trigo: ela representa a estrutura do bolo. O amido que contém em sua formula coagula com o calor e deixa o bolo firme após assado. Mas atenção, ao comprar a farinha de trigo, observe bem a embalagem e dê preferencia para as que contenham menos proteínas, elas são melhores para bolos, pois dão mais leveza. As farinhas com mais proteínas são indicadas para para estruturar pães.

Leite: tem como uma das principais funções deixar o bolo macio, com pouca interferência no sabor. Algumas receitas fazem a substituição do leite por água, mas quando isso acontece, o bolo precisa de mais tempo de forno para ficar assado completamente.

Manteiga/Margarina: Assim como o açúcar, esse ingrediente, além de contribuir com o sabor, também ajuda na retenção de ar e na hidratação da massa.

Sal: usado em poucas quantidades, esse ingrediente ajuda a realçar o sabor e na conservação do bolo.

Fermento em Pó: principal substancia responsável por fazer o bolo crescer, o fermento é composto por uma série de substancias que sob a ação do calor e em contato com a água libera o gás carbônico que faz a massa crescer.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated