Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
Doce Mulher, feito para você fazer suas compras online, com mais praticidade, economia e segurança.
Você sabe calcular o tamanho do bolo x convidados?

Você sabe calcular o tamanho do bolo x convidados?

Será que vai ter bolo para todos os convidados? Vou passar vergonha? E agora? Quem nunca se pegou fazendo essas perguntas ao organizar uma festa? Só de pensar que o bolo pode acabar antes que todos o experimente já causa pânico em muita gente. Por isso, existem maneiras eficientes para calcular a quantidade de bolo por pessoa!

Ao dar uma festa, queremos que todos os convidados sejam bem servidos, assim como é essencial evitar o desperdício. Uma série de fatores precisam ser considerados para que, ao final, todos fiquem satisfeitos.

Você quer fazer bonito em sua festa? Quer ver que todos puderam comer ao menos um pedaço de bolo? Fique atento às nossas dicas.

Qual será o tipo de festa?

Primeiramente, para que tudo saia como planejado, é preciso se atentar a dois requisitos super básicos:

  1. quantidade de convidados;
  2. tipo de evento.

Esses dois pontos são determinantes para o sucesso da organização de uma festa. Em muitas comemorações, o bolo é uma sobremesa ao lado de doces de encher os olhos. Nesses casos, a fatia de bolo não precisa ser tão grande, cerca de 80g a 100g.

Isso porque os convidados têm outras opções de sobremesa. Dessa forma, podemos considerar o total de fatias em 50% ao número de convidados, ou seja, para 300 convidados serão 150 fatias de bolo servidos tranquilamente.

O bolo será o doce principal?

Quando as festas servem o bolo como o doce principal é preciso ter muita atenção para que ninguém fique sem a sua fatia, pois, praticamente, todos os convidados experimentarão o bolo nessas situações.

Por isso, as fatias devem ser bem caprichadas, com cerca de 150g cada. Tamanho capaz de deixar todos bem satisfeitos. Então, podemos considerar a mesma quantidade de pessoas para a quantidade de fatias, ou seja, para 300 convidados, serão 300 fatias de bolo.

Qual será a média de idade dos convidados?

Este fator é fundamental para não errar na quantidade de bolo por pessoa. Nesse caso, crianças e idosos costumam comer menos doces, se comparados a jovens e adultos. Dessa maneira, sabendo a idade média dos convidados é possível determinar com maior precisão a quantidade de bolo necessária.

Lembre-se que cada criança equivale por um adulto e você pode diminuir a quantidade e proporções de bolo, investindo mais em pratos salgados, por exemplo.

Qual será o recheio do bolo?

O tipo de massa é importante, mas o recheio é outro fator essencial a se considerar na hora de calcular a quantidade de fatias por convidado. Os bolos muito doces, em geral, não são tão consumidos, ou os convidados preferem pedaços menores.

Portanto, considere ainda se o recheio é mais leve ou pesado, o que interfere diretamente na quantidade consumida por quem estiver em sua festa. Se o recheio for com pedaços de frutas, também é natural que ele seja menos procurado.

A cobertura é outro fator importante. No caso de naked cakes — que são aqueles bolos sem cobertura — as fatias costumam ser maiores, justamente por não terem o doce extra sobre a camada principal. Já bolo com uma cobertura generosa, a fatia pode ser um pouco menor, permitindo que ele renda mais pedaços por pessoa.

A festa terá outros doces?

Em festas para crianças, é comum que, além do bolo principal, existam outros doces, como pavês, trufas e brigadeiros. Como os pequenos, normalmente, já comem menos doces que os jovens e adultos, somando todas as demais guloseimas servidas — que eles amam —, pode-se considerar que eles vão procurar menos o bolo.

As crianças querem se divertir, brincar com os amiguinhos e, assim, elas acabam comendo somente de quatro a cinco docinhos em média, além de mais uma ou duas opções de sobremesas. Neste caso, calcule que cada criança comerá apenas uma fatia de 60g de bolo. Assim, a quantidade a ser servida pode ser bem menor.

Bolo x Convidados e os tipos de formas

O tipo e tamanho da forma usada na preparação do bolo também é um fator que interfere no rendimento. Por isso, é fundamental estar atento às medidas tanto de circunferência quanto de largura, além da altura.

Para facilitar suas contas na hora do preparo, confira cinco tipos de formas e o rendimento, aproximado, por fatia:

Forma redonda

15 cm = 12 fatias

20 cm = 24 fatias

25 cm = 38 fatias

30 cm = 56 fatias

35 cm = 78 fatias

40 cm = 100 fatias

Forma quadrada

15 cm = 18 fatias

20 cm = 32 fatias

25 cm = 50 fatias

30 cm = 72 fatias

35 cm = 98 fatias

40 cm = 128 fatias

45 cm = 162 fatias

Forma retangular

35 cm x 25 cm = 48 fatias

40 cm x 30 cm = 65 fatias

45 cm x 30 cm = 74 fatias

50 cm x 40 cm = 110 fatias

55 cm x 45 cm = 136 fatias

Forma de Coração

15 cm = 14 fatias

22 cm = 22 fatias

25 cm = 38 fatias

30 cm = 56 fatias

35 cm = 72 fatias

Forma Hexágono

15 cm = 12 fatias

22 cm = 26 fatias

30 cm = 40 fatias

38 cm = 70 fatias

Agora, prepare sua festa!

Depois de aprender a calcular a quantidade ideal de bolo por convidado, observando as mais diversas faixas etárias e tipos de festa, dificilmente você ficará constrangido com uma possível falta desse doce. Enfim, chegou a hora de pensar em outros quesitos essenciais para a festa, como a temática, por exemplo.

Como vimos, não se deve considerar apenas a quantidade de pessoas na festa, mas, sim, qual o modelo de bolo, recheios e outros doces que serão servidos. Conhecendo profundamente o tipo de comemoração, é possível fazer um cálculo exato para que todos saiam satisfeitos, sem que sobre muita comida.

Esperamos que este artigo lhe dê a luz necessária para que você saiba calcular a quantidade de bolo por pessoa em suas festas. Para não perder outras dicas como essas, curta nossa página no Facebook!


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated